Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Azeite de Oliva em destaque no Festival de Enogastronomia

Pesquisar

 

Rural

Rural

Azeite de Oliva em destaque no Festival de Enogastronomia

Com sucesso de público encontro encerrou ontem e contou com a participação vários palestrantes que destacaram o potencial da região

A olivicultura que vem crescendo muito na região nos últimos anos, ganhou uma atenção especial no IV Festival Binacional de Enogastronomia com a realização do 2º Seminário de Azeite de Oliva do Pampa, que acontece nesta quinta e sexta-feira. O primeiro dia de palestra do evento aconteceu nas dependências do Hotel Jandaia que teve sua sala de convenções praticamente lotada de pessoas interessadas no setor.
O primeiro dia do evento contou com a presença de Ricardo Furtado, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA/Brasil, e com a palestra com Ana Cláudia Ellis de Luca, da UDELAR/ Uruguai e de Isabel Gasper Machado, UFCSPA/Brasil.
Marcelo Scofano , Azeitólogo do SENAC / Rio de Janeiro falou sobre os tipos de azeite e a qualidade do produto . Já nesta sexta-feira(4), o evento aconteceu nas dependências do IFISUL e iniciou com a fala de Paulo Lipp, representante do SEAPI e  da Câmara Setorial de Olivicultura, na
sequência José Villamil, da Associação de Olivicultores do Uruguai, seguido por Edison Lins Batista Dorneles, da EMATER / RS  que falou sobre os desafios que impulsionam o setor. A turismóloga do SEBRAE Ivane Fávero destacou as potencialidade do turismo em olivais.
No mesmo dia, só que na parte da tarde,
representando a produção da região palestrou  Alexandre Fernandes, da OLEÁ – Soluções em Olivicultura; Estância Garupá Olivais e Agroindústria, Cláudio Escosteguy, da Coxilha dos Vinhedos / Pé de Cerro; Fernando Rotondo e Sibele Mantovani, da OLIVOPAMPA encerrando com o produtor de Rivera, Pablo Pachiaroti. Ao meio dia aconteceu um almoço de encerramento no Solar Dom Pedro com pratos preparados pelas chefs Laura Rosano, de Canelones/Uruguai, Ana Cláudia Hedel, Isabel Cristiana Kasper Machado e a participação dos alunos  de gastronomia da UFCSPA. Já na parte da tarde houve uma visita orientada com dia de campo na OlivoPampa.

Por: Matias Moura - matiasmoura@jornalaplateia.com - 05/08/2017 às 11:42

 

Deixe seu comentário

Pesquisar