Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Concurso de Churrasco de Cordeiro

Pesquisar

 

Rural

Rural

Concurso de Churrasco de Cordeiro

Evento acontecerá dentro do Seminário Ovinos da Campanha no dia 27 de julho no Sindicato Rural de Livramento

Está sendo programado para acontecer dentro do Seminário Ovinos da Campanha, no dia 27 deste mês a segunda edição do concurso de churrasco de carne de ovelha organizado pelo Sindicato Rural de Livramento com o intuito de divulgar um dos produtos mais tradicionais da nossa região.
O regulamento, que recentemente foi divulgado, está disponível na secretaria da Rural para os interessados em participar do evento. O concurso irá premiar o melhor trio de assadores da fronteira. Podem participar do concurso pessoas de todas as idades, desde que respeitando os artigos do regulamento. Cada equipe de assadores poderá inscrever até três pessoas, tendo por limite 15 trios no concurso, o custo da inscrição é R$ 100,00 reais por equipe e os interessados devem ir até a secretaria do Sindicato Rural efetuar o pagamento.

O concurso

No dia 27 de julho os assadores inscritos irão receber, por volta das 7h da manhã, os “quartos” e as paletas do animal, ficando a cargo dos participantes escolherem a forma que irão preparar o assado. As partes do cordeiro serão fornecidas pelo evento, ficando vedado o uso de cortes de outra procedência.

Avaliação

O concurso contará com cinco especialistas em gastronomia, sendo que a avaliação se dará das 15h às 19h. Quanto aos critérios empregados, a comissão examinadora irá julgar todo o processo, desde o preparo até o final do serviço; observará a harmonia do trio, o relacionamento com os jurados e com o público.
Outra questão que será cobrada dos competidores é a higiene nos processos de manipulação e preparo da carne, podendo até serem desclassificados caso haja alguma atitude inadequada dos assadores ou antidesportiva.

Tradição

O procedimento para assar o cordeiro se dará através do fogo de chão com lenha e local escolhidos pela comissão organizadora do evento. Outro ponto destacado no regulamento são as pilhas dos concorrentes, que deverão estar trajados com indumentária típica do gaúcho correndo risco de desclassificação caso este item não seja cumprindo. Ficará a cargo dos trios, levar faca, gamela, mesa, sal, temperos e outros acessórios que quiserem utilizar para o preparo da carne.

Do julgamento

Após encerrado tempo estipulado pela comissão organizadora para o preparo do assado, as equipes deverão encaminhar a comissão julgadora, 4 recipientes fornecidos pela organização com os cortes para serem avaliados.
Os trios serão julgados pelo conjunto do churrasco, desde o preparo até a degustação.  Já os jurados irão observar, a iniciação do fogo, o traje, a conduta e a apresentação final, sabor maciez e harmonia com temperos. Ao final do concursos as carnes deverão sem devolvidas para degustação dos participantes.

Premiação

O campeão geral será o trio que cumprir todas as exigências, mas também haverá premiação não estipulada para a melhor harmonização de prato (harmonização com bebidas, vinho, cerveja ou cachaça), tendo destaque para as bebidas locais.

Vencedores da edição passada

O trio vencedor foi composto pelos assadores Jorge Antônio Guerra, Antônio Duarte Guerra e James Soares Acosta.

Por: Matias Moura - redacao@jornalaplateia.com - 14/07/2017 às 10:12

 

Deixe seu comentário

Pesquisar