Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Anteprojeto busca acabar com os vazios urbanos

Pesquisar

 

Bastidores

Bastidores

Anteprojeto busca acabar com os vazios urbanos

Finalmente poderá ocorrer um avanço importante, e necessário, na relação urbana através da utilização da estrutura tributária para estimular e até mesmo obrigar a utilização social dos espaços. A proposta de criação do IPTU Progressivo no Tempo, aprovada pela Câmara de Vereadores, é uma alternativa concreta para combater os vazios urbanos, principalmente na zona central, e também fazer com que os imóveis venham a ser utilizados com fim social, gerando emprego e renda e contribuindo para o processo de urbanização ordenada. A ideia foi apresentada na forma de anteprojeto pelo vereador Dagberto Reis e agora será analisado pelo Executivo, a quem caberá a apresentação formal do projeto para votação do Legislativo. Caso seja efetivamente criado, o IPTU Progressivo obrigará os proprietários a dar um destino a imóveis abandonados, sob pena de pagarem valores mais altos até que, em cinco anos, sejam passíveis de desapropriação dependendo do interesse do município. É um caminho para que o Executivo aumente a arrecadação municipal e ao mesmo tempo ajude no desenvolvimento da cidade”, resume Dagberto Reis. A interpretação, já se viu, tem a concordância antecipada do Legislativo.

Novos valores para a escola Adão Pretto

Já foi acertada a possibilidade do encaminhamento de novas emendas parlamentares e de encaminhamento junto ao Ministério da Educação para melhorias na escola municipal de Ensino Fundamental Adão Pretto, localizada no assentamento São Leopoldo. É uma ação conjunta dos vereadores Itacir Soares e Leandro Ferreira junto à assessoria do deputado federal Dionilso Marcon, do PT. O Deputado já havia conseguido recursos através desses mesmos meios para a escola, mas o Município estava quase perdendo as verbas em razão de entraves nos processos de encaminhamento dos respectivos projetos para recebê-las. Agora Itacir e Leandro resolveram inverter o processo: estão pedindo que o Município elabore os projetos e informe os valores necessários para que eles façam o encaminhamento com o apoio de Dionilso Marcon, aproveitando a disponibilidade manifestada por ele para a reprogramação dos recursos.

Feriadão

Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores fazem feriadão, a partir de hoje, até a próxima segunda-feira. Ao feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, somam-se a decretação de Ponto Facultativo amanhã e no fim de semana. As atividades retornam à normalidade na próxima segunda.

Debate

O feriadão na Câmara de Vereadores será interrompido nesta sexta, 16, pela realização de um painel, às 18h30min, sobre “A Crise Brasileira e as Diretas Já”. O evento, articulado pelo gabinete do vereador Dagberto Reis, terá como painelista o deputado federal Elvino Bohn Gass, com entrada franca.

Programa enogastronômico

O secretário municipal de Turismo e de Desenvolvimento, Calico Grisollia, dentre o tanto de iniciativas de estímulo ao empreendedorismo e ao aquecimento dos diferentes setores da produção econômica local, anda envolvidíssimo com a organização e realização da 4ª edição do Festival Binacional de Enogastronomia, programado para 26 de julho a 6 de agosto, durante as comemorações da Semana de Sant’Ana. Na tarde de ontem, os organizadores do evento realizaram, nas dependências do Hotel Jandaia, uma apresentação da programação do festival, que contará com mais de 50 atividades distintas, todas ligadas à área gastronômica da fronteira, distribuídas nos 12 dias de duração da festa.

 

 

Por: Edis Elgarte - 15/06/2017 às 12:12

 

Deixe seu comentário

Pesquisar