Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Portas abertas para a nova geração

Pesquisar

 

Exército

Exército

Portas abertas para a nova geração

Foi entregue um bolo ao Coronel da Reserva Nivelle Vossio Brígido, que chegou aos 100 anos de idade

Amanhã é o Dia da Artilharia do Exército Brasileiro, na manhã de hoje é a solenidade na 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAé), quando se celebra a data do nascimento de seu ilustre patrono, o Marechal Emílio Luis Mallet – Barão de Itapevi. Ontem, quinta-feira, um momento especial antecipou as comemorações na Força Terrestre.

O Coronel Nivelle Vossio Brígido, da Reserva do Exército Brasileiro, completou 100 anos, nesta semana. No contexto da celebração do Dia da Artilharia, o mais antigo artilheiro vivo em Santana do Livramento foi homenageado pela instituição militar. Lúcido e com uma saúde de invejar qualquer Comandante ou soldado recruta, o Cel. Brígido abriu as portas de sua residência, no centro da cidade. O Comandante do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado e da Guarnição Federal de Santana do Livramento, Coronel Carlos Alexandre de Souza, e o Comandante da 2ª Bia AAAé, Major Lobo Vianna, prestam a singela homenagem e reverência ao Coronel da Reserva, uma verdadeira enciclopédia humana.
Durante o encontro, o Cel. Brígido contou histórias, relembrou de momentos em detalhes, desde quando se tornou aspirante, em 1940. Fez os militares sorrirem e compartilhou toda sua vivência. O Comandante Major Lobo Vianna falou, em entrevista à reportagem de A Plateia, sobre a importância desse momento simbólico, mas especial. 

“O Exército procura cultuar sua história. O Coronel Brigido é uma história viva, uma enciclopédia viva, que aos seus 100 anos consegue nos passar uma larga experiência do que viveu, não só na artilharia, mas no antigo 8º Grupo de Artilharia aqui em Livramento. Ele viveu muita coisa que pode ser passada para nós, para os mais jovens que entraram no Exército”, afirmou o Comandante.

Por: Marcel Neves - marcelneves@jornalaplateia.com - 09/06/2017 às 9:52

 

Deixe seu comentário

Pesquisar