PUBLICIDADE

Reino Animal

Qual é o mais inteligente? O gato ou o cachorro?

Uma dúvida que surge sempre entre os amantes de animais é a que se refere à inteligência deles. Quem é o mais inteligente? O gato ou o cachorro?

Donos de cãezinhos e gatinhos podem puxar um pouco da brasa para o seu assado, mas o certo é que ambos os pets são capazes de responder a expressões faciais, emoções e gestos humanos.
Uma pesquisa realizada em Oxford no ano de 2010, comprovou na época que o cão era mais inteligente que o gato, principalmente pelo fato de estar relacionada a dois fatores: o grau de sociabilidade e o tamanho do cérebro.
Com isso, e considerando que os cachorros são mais sociáveis que os gatos e preferem viver em bando, são mais espertos que os mamíferos solitários.
Entretanto, a ciência pode ter um veredicto final a respeito disso. Um novo estudo japonês publicado no periódico Behavioural Processes, indica que nenhum dos dois pets é mais inteligente. Portanto, não há vencedores – ambos são igualmente espertos.
Para donos de cães, pode até ser que os gatos não busquem bolinhas como os cachorros, que não deitem e rolem sob comandos humanos, mas isso não quer dizer que sejam menos inteligentes.
Só que, até o momento, os felinos estavam em desvantagem na disputa, porque era conhecido pelos cientistas que os cães conseguem lembrar de eventos específicos não recentes, uma habilidade conhecida como memória episódica.
Só que a memória episódica não é mais determinante para se justificar a supremacia do cão. Ao realizar testes com 49 gatos domésticos para entender como o cérebro deles funciona, cientistas japoneses comprovaram que os felinos também têm memória episódica. Em um dos testes, os animais conseguiram perceber depois de um intervalo de 15 minutos em quais das tigelas eles já haviam comido e em quais delas eles não haviam tocado.
Isso comprova que os felinos também possuem consciência, assim como os cachorros. Com isso, acaba a rivalidade, e podemos considerar que temos um empate entre os animais.

Por: - 08/06/2017 às 9:48

 

Deixe seu comentário