Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Dia do Vinho e lançamento do 4º festival Binacional de Enogastronomia e produtos do pampa

Pesquisar

 

Turismo e Viagem

Dia do Vinho

Dia do Vinho e lançamento do 4º festival Binacional de Enogastronomia e produtos do pampa

O festival de Enogastronomia e produtos do pampa irá acontecer neste ano de 26 de Julho a 6 de Agosto com várias atividades durante mais de 10 dias de evento

Na manhã deste Domingo (4), aconteceu no Centro de Visitantes do Parque Intenracional o Lançamento da 4º edição do Festival Binacional de Enogastronomia e também a comemoração do Dia Municipal do vinho. Várias autoridades brasileiras e uruguaias estiveram presentes, além de representantes da imprensa e empresários.


A vice prefeita, Mari Machado que esteve no evento representando o prefeito municipal Ico Charopen , destacou que está é uma grande oportunidade para divulgar os produtos que são produzidos pelas vinícolas da região e que estão produzindo excelentes vinhos , além é claro de divulgar o festival que tem por objetivo principal fomentar a nossa culinária e atrair uma grande quantidades de turistas para a fronteira .


Já o secretário de Turismo do município, Calico Grisolia , disse que é muito importante realizar eventos deste tipo tendo em parceria a intendência de Rivera , pois a final os dois municípios é que saem ganhando desta maneira .O secretário destacou ainda que o Dia Municipal do Vinho comemorado neste Domingo 4 de Junho  ,marca o início de toda uma agenda que está sendo programada para a divulgação da produção vitivinícola do município além de proporcionar aos produtoress um maior contato com seus clientes , desenvolvendo o turismo e fomentando a economia local .
O festival Binacional de Enograstronomia irá acontecer do dia 26 de Julho a 6 de Agosto com várias atividades durante mais de 10 dias de evento onde acontecerão painéis, palestras e concursos. Até o presente momento 12 restaurantes já foram confirmados como parceiros para a festividade e durante os dias do festival estarão realizando almoços e encontros com a temática do evento.


Segundo a coordenadora do evento, Jussara Dutra, haverá um circuito de pratos e vinhos da fronteira onde as vinícolas estarão participando juntamente com os restaurantes com preços convidativos e pratos que fazem parte da tradição local. Além disso novas parcerias surgiram, e umas das novidades é que durante o festival irá acontecer um Seminário de Ovinos da Campanha, além de um Seminário de Enoturismo onde a ideia é unir os produtores de toda a campanha gaúcha em Santana do Livramento, e também a realização de um seminário de arroz envolvendo vários pratos à base deste produto.


“Nós também estaremos realizando várias aulas com chefs de cozinha importantes no IFSUL além de jantares em restaurantes locais Além de atividades nas escolas e a realização de um seminário sobre a saúde e alimentação. É um período onde a comunidade com certeza vai repensar os seus pratos antigos que fazem parte da nossa tradição e ao mesmo tempo é uma oportunidade excelente da gente poder convidar turistas para virem a nossa fronteira” disse a organizadora.  
Para encerrar o lançamento e a comemoração do Dia do vinho os participantes foram convidados a degustar os vinhos produzidos nas vinícolas locais e saborear o tradicional choripán.

Por: Administrador - 04/06/2017 às 16:49

 

Deixe seu comentário

Pesquisar