PUBLICIDADE

Rural

Associação Brasileira de Criadores de Ovino prepara a 29ª Fenovinos

Evento que ocorre, tradicionalmente, este ano terá como sede a cidade gaúcha de Tupaciretã. Conheça os jurados de cada uma das raças

Encerra hoje o período de inscrições para a Fenovinos, que acontece entre os dias 17 e 21 de maio, na cidade de Tupanciretã (RS), e é uma promoção da Associação Brasileira de Criadores de Ovino – ARCO. Quem ainda não se escreveu pode utilizar o site www.arcoovinos.com.br.
A cidade de Tupanciretã foi escolhida para sediar o evento em 2017, durante a  realização da Fenovinos de 2016,  ocorrida em Cachoeira do Sul. No ano passado participaram da Fenovinos, 301 ovinos das raças Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, Crioula e White Dorper.

Jurados

Recentemente a ARCO divulgou o nome dos jurados que atuarão na escolha dos melhores exemplares da exposição. Para a admissão dos animais, que será na quinta-feira (18 de maio), foram indicados os inspetores  técnicos da ARCO, Claiton de Almeida Severo, Gustavo Caringi Velloso e Joaquim Soares Neto. A raça Merino Australiano, Ideal e Romney Marsh terá como jurado Danilo da Rosa Farias, no Corriedale, Jair Menezes do Brasil e Alexandre Tedesco do Uruguai. Eduardo Amato será o jurado do Hampshire Down e Ovinos Naturalmente Coloridos. A raça Texel escolheu como jurado,  Ricardo Kalil Gonçalves, na pista do Suffolk serão jurados Gustavo Velloso e Tatiane Berto e,. As raças Ile de France, Poll Dorset, Dorper, White Dorper e Crioula teserão avaliadas pelo o presidente da ARCO, Paulo Afonso Schwab.

Edição 2018 acontecerá no Paraná

A associação também divulgou que a 30ª edição da Fenovinos, já tem data e local definida, e será fora do RS, em Ponta Grossa - Paraná , no mês de julho/2018.
A Fenovinos foi criada pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), no ano de 1987, com o principal objetivo de fomentar o desenvolvimento da ovinocultura em regiões onde ela ainda não está firmada como força produtiva, por isso ,é uma feira de caráter itinerante e que tem sido uma das mais importantes mostras de ovinos do Brasil, reunindo, a cada edição, um expressivo número de expositores e de animais.

Programação

Dia 17 de maio – quarta-feira
- 08h às 18h – Entrada de ovinos a galpão e rústicos destinados a julgamento (todas as raças)
Dia 18 de maio – quinta-feira
- 08h às 12h – Prazo final de entrada de ovinos a galpão e rústicos tatuados destinados a julgamento (todas as raças).
- 09h – Dia de campo da raça Ideal – Cabanha Novo Rumo – Tupancireta-RS
- 10h – Montagem de estandes.
-14h às 18h – Julgamento de admissão de todos os ovinos. Local: Pista de julgamento.
-19h – Coquetel de Abertura da XXIX FENOVINOS e Evento “Arte, Bom Gosto Ideal”. Local: Restaurante do Parque.
Dia 19 de maio – sexta-feira
- 8h às 12h – Início dos julgamentos (todas as raças);
- 14h às 18h – Continuação dos julgamentos (todas as raças).
Dia 20 de maio – sábado
- 09h30min – Palestra Prof. Geder Paulo Herrmann (UFSM): “Importância de Certificação de propriedade livre de Epididimite Ovina.
- 10h – Apresentação e Eleição dos municípios interessados em sediar a XXXI FENOVINOS 2018.
- 20h – Jantar de entrega de prêmios. Local: CTG Tapera Velha, Rua Borges do Canto, 492.
Dia 21 de maio – domingo
- 08h – Liberação dos animais.
SEXTA-FEIRA E SÁBADO: Estande do Senar: das 9h às 12 h e das 13h às 18h: Oficina de Tecelagem em lã crua e Manjejo reprodutivo de ovinos.
Informações:
Núcleo de Criadores de Ovinos de Tupanciretã – (55) 99997-5117
Pauloroberto_becker@hotmail.com
ARCO – (53) 3242 8422 –arco@arcoovinos.com.br
Endereço: Emissão de GTA - Parque de Exposições Cel. Marcial Terra, Rua Frederico Herter, 182.  CEP 98170-000 – Tupanciretã-RS-Brasil

Por: Matias Moura - redacao@jornalaplateia.com - 05/05/2017 às 9:33

 

Deixe seu comentário