Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Encontro Técnico em Ovinocultura em Livramento

Pesquisar

 

Rural

Rural

Encontro Técnico em Ovinocultura em Livramento

Evento que uniu profissionais da Nova Zelândia, do Rio Grande do Sul e do Uruguai registrou a presença de grande público em suas atividades

O Encontro Técnico em Ovinocultura - Nova Zelândia, Rio Grande do Sul e Uruguai, que aconteceu nos dias 20, 24 e 25 de Abril,no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho, em Sant’Ana do Livramento, contou com a presença de um grande público, incluindo profissionais da área, ovinocultores e estudantes para discutir e apreender novas técnicas de manejo de ovinos. 
No primeiro dia do evento aconteceu um debate restrito aos técnicos e produtores sobre a situação da ovinocultura no RS, realizado com os médicos veterinários Rafael Carriquiry e Paulo Afonso Schwab, o Ing. Agr. Jose Ignacio Aguerre (Uruguai) e o Sr. Derek Daniell (Nova Zelândia).
Já na segunda-feira dia 24 de Abril aconteceram as palestras abertas ao público com temas de manejo nutricional, reprodutivo e seleção de machos e fêmeas em rebanhos ovinos com a Zootecnista Dayanne Almeida, que reside há 12 anos na Nova Zelândia e trabalha com ovinocultura. Na terça-feira (25) ocorreu um dia de campo na Agropecuária Vitória, coordenado pela Zootecnista Dayanne Almeida e Dr. João Carlos de Oliveira, da Embrapa Pecuária Sul. O evento aconteceu de forma gratuita e foi organizado pelo Sindicato Rural, Secretaria Municipal de Agricultura, Plan Agropecuário, Emater/RS, Associação Santanense de Ovinocultores, Nupper/Unipampa (Núcleo de Pesquisa em Pequenos Ruminantes), Gepafo/Uergs (Grupo de Estudos em Pecuária e Agricultura da Fronteira Oeste).
Para a médica veterinária, Valentina Albornoz, que faz parte da comissão jovem do Sindicato Rural, está foi uma oportunidade de promover uma troca de conhecimento, principalmente, por Sant’Ana do Livramento ser uma cidade tradicional na criação de ovinos. “Este evento é muito importante porque nós queremos alavancar novamente a ovinocultura,  na nossa região e no Rio Grande do Sul, então o núcleo jovem tem uma função muito importante dentro do sindicato” ,comentou.
Para o engenheiro agrônomo e secretário adjunto de Agricultura, Alex Fabiano Fernandes Gomes,  o encontro serviu para troca de experiências, uma vez que, os professionais da Nova Zelândia, Derek Daniell e a Zootecnista Dayanne Almeida, trouxeram bastante conhecimento do que está sendo realizado em termos de produção de ovinos naquele país , além de falar sobre novas técnicas para um manejo mais produtivo pelos ovinocultores.” Nós conseguimos realizar este evento, em apenas 45 dias, através do Claudio Escosteguy, que foi realizar uma gira de negócios na Nova Zelândia, de onde surgiu a possibilidade de trazer estes profissionais, praticamente sem custo, somente através das nossas parcerias, o que proporcionou realizar um encontro bem interessante na área da ovinocultura”, encerrou Alex.

Por: Matias Moura - redacao@jornalaplateia.com - 29/04/2017 às 9:49

 

Deixe seu comentário

Pesquisar