Rural

Dra. Caren Arévalo assume chefia da Inspetoria de Defesa Agropecuária

Mudança aconteceu de forma administrativa, respeitando um rodizio entre os veterinários da unidade

A inspetoria de Defesa Agropecuária de Sant’Ana do Livramento está sobre nova chefia, assumiu a coordenação a médica veterinária Caren Arevalo, no lugar da Dr aMarcela Bicca Bragança. A mudança ocorreu por uma mera formalidade administrativa, que permite um rodízio entre os veterinários da unidade. “Nós fizemos um acordo para que cada ano um de nós quatro assuma esta parte administrativa. Basicamente é mudança administrativa e teórica  para cuidar dos funcionários, para lidar com essa papelada que vem de fora. Mas o resto continua a mesma coisa, a parte técnica não vai mudar em nada, cada um vai fazer o seu trabalho normalmente. O que vai mudar é apenas assinatura do responsável”, disse a médica.

Atuação na Campereada Internacional

Segundo Caren, a Inspetoria estará trabalhando intensivamente antes e durante a realização da campereada internacional que deve ter uma grande movimentação de animais, tanto de equinos quanto de bovinos, animais estes que são utilizados nas provas campeiras. Para isso, a inspetoria irá enviar equipes que ficarão responsáveis pelo controle sanitário do evento. “Nós vamos atuar lá desde o início do evento com duas equipes, trabalhando inclusive durante o feriado. Aqui na inspetoria nós estaremos fazendo a parte de emissão de documentos até sexta-feira (28), depois deste período não há mais emissão desses documentos, ficando somente a fiscalização no local do evento”, destacou.
Segundo a médica veterinária a fiscalização será rigorosa e quem não apresentar a GTA (Guia de Transito Animal) será impedido de participar da festa. “Nós vamos conferir a situação desse animal e os exames que são necessários, depois disso a gente coloca uma marca de certificação, ficando liberado. Quem não tiver GTA , não entra”, disse Caren.

Controle da doença de Mormo

Embora alguns boatos tenham circulado pelas redes sociais sobre uma possível liberação do exame negativo de mormo, a médica veterinária Caren Aravalo garantiu que o exame vai continuar sendo cobrado e que os participantes da capereada deverão apresentar a certidão negativa do exame de seus animais para poderem participar do evento. “Vai seguir sendo cobrado o exame, a princípio não recebemos nenhuma notificação de Porto Alegre a respeito deste assunto e o que nós sabemos é que existe uma grande quantidade de exames feitos e casos confirmado, mas felizmente em Sant’Ana do Livramento não tivemos nenhum caso. Enquanto outras decisões não forem tomada, acredito que o exame de mormo vai continuar sendo cobrado.

Febre aftosa

A veterinária ainda destacou que no período de 1° a 30 de maio será o período para vacinação da febre aftosa onde deverão ser vacinados todos os animais bovinos e bubalinos, não havendo vacina gratuita. A Inspetoria tem como meta fiscalizar cerca de 50 propriedades.

Por: Matias Moura - redacao@jornalaplateia.com - 21/04/2017 às 12:54

 

Deixe seu comentário