Política

Série 100 dias do governo Ico e Mari: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Conheça nessa edição os desafios da pasta que é responsável, entre outras coisas, pela recuperação das estradas rurais do município

A reportagem do Jornal A Plateia dá sequência na série especial sobre os 100 dias do governo Ico e Mari e desta vez apresenta os números da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A pasta é coordenada pelo secretário Carlos Reni Marinho e vem desenvolvendo um importante trabalho na manutenção das estradas rurais do município. Somente nos primeiros meses de governo foram recuperados mais de 320 Km de malha viária, no interior do município.
Esta foi mais uma das promessas de campanha do atual prefeito, de que haveria uma preocupação especial para possibilitar o melhor escoamento das mercadorias  produzidas pelos produtores rurais de nossa região. Para enfrentar este desafio, foi criado o Departamento de Estradas Rurais com está única finalidade  que,  já no primeiro mês do governo, traçou um cronograma para recuperação dos pontos mais críticos e, assim, facilitar uma importante base da nossa economia local.

Ovinocultura

Além disso, a secretaria tembém vem trabalhando para implantação no município do programa Rotas do Cordeiro que, entre outras coisas, prevê a retomada da mobilização e busca para o fortalecimento da Associação Santanense de Ovinocultores.
A secretaria está trabalhando para a sensibilização dos produtores para a formação do GT Ovinos, neste sentido a pasta realizou parceria com o SENAR e o Sindicato Rural para realização de cursos e palestras, como o curso de manejo reprodutivo de ovinos.
A pasta está trabalhando para a organização do “Encontro Técnico de Ovino Cultura “que promove um intercâmbio entre o Rio Grande do Sul, a Nova Zelândia e o Uruguai, evento que aconteça neste fim de semana.
Outra ação neste sentido que está sendo desenvolvida pela secretaria, é o projeto de ovinos de leite e corte no campo de cooperação em parceria com alunos bolsistas do curso de Zootecnia da UNIPAMPA, campus Dom Pedrito e da UERGS local.

Cadeia produtiva da Apicultura

Sant’Ana do Livramento é considerada umas das maiores produtoras de mel do país e, neste sentido, a secretaria de agricultura promoveu a retomada do diálogo com Associação de Apicultores do município.
Neste sentido, a secretaria ainda trabalha na elaboração de projeto arquitetônico e projeto ambiental de Entreposto de Mel junto ao packing house, com o apoio técnico da Secretaria Municipal do Planejamento e da Agricultura, através de demanda encaminhada pela Sala do Investidor.

Por: Matias Moura - redacao@jornalaplateia.com - 21/04/2017 às 12:45

 

Deixe seu comentário