PUBLICIDADE

Esporte

Falta 1 semana para o início dos JERGS

Abertura será realizada no 2º Regimento de Polícia Montada (2º RPMon), da Brigada Militar

Falta pouco. Em sete dias, alunos de escolas da rede pública começam a disputa dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). Na próxima quarta-feira, 26 de abril, às 9h, no 2º Regimento de Polícia Montada (2º RPMon), da Brigada Militar, tem início a “fase municipal” da competição, envolvendo escolas abrangidas pela 19ª Coordenadoria Regional de Educação (19ª CRE), de Santana do Livramento.
Conforme a programação, na próxima quarta-feira acontecem provas de atletismo. Logo após a abertura serão realizadas as provas dessa modalidade. A ordem de ocorrência da competição será enviada para as escolas participantes até a próxima segunda-feira, dia 24 de abril. As provas terão continuidade no dia 27, quinta-feira, caso necessário. Os horários de início são às 9h, pela manhã, e às 14h, à tarde. Outras cinco modalidades estão previstas no calendário da “fase municipal” dos Jergs:  basquetebol (3 de maio); tênis de mesa (4 de maio); voleibol (5 de maio); handebol (12 de maio); e futebol de salão (17 de maio).

De acordo com o regulamento oficial dos Jergs, a “fase municipal” deverá ser realizada pelos Comitês Organizadores municipais, obedecendo ao período de realização definido conjuntamente com as Coordenadorias Regionais de Educação e os diversos segmentos esportivos da comunidade local, congregando um número máximo de estabelecimentos do ensino público.
Nesta fase não há ônus para o Estado e fica a cargo do município indicar as equipes/alunos-atletas nas modalidades “coletivas” e “individuais” para a fase de Coordenadoria (CRE).

Os Jergs serão desenvolvidos nos gêneros masculino e feminino e nas seguintes categorias: Infantil, nos esportes coletivos, na idade de 11 a 14 anos (alunos(as) nascidos(as) em 2003, 2004, 2005 e 2006); infantil, nos esportes individuais, na idade de 12 a 14 anos (alunos(as) nascidos(as) em 2003, 2004 e 2005); e juvenil, na idade de 15 a 17 anos, (alunos(as) nascidos(as) em 2000, 2001 e 2002).
Podem participar dos Jergs 2017 os alunos regularmente matriculados e frequentando a escola da rede pública de ensino, no âmbito municipal, estadual ou federal e que estejam com o ano de nascimento de acordo com sua categoria.
Antecedendo as competições, em qualquer fase do Jergs, são realizadas as reuniões técnicas (Congresso Técnico) sob a coordenação do (s) Assessores de Esporte da respectiva fase, e de preferência com a presença de 01 (um) representante da arbitragem, com a finalidade de dirimir as dúvidas do regulamento, regras da modalidade, procedimentos técnicos e administrativos, de forma a adequar os jogos à realidade local.

Por: Marcel Neves - marcelneves@jornalaplateia.com - 19/04/2017 às 9:27

 

Deixe seu comentário