Rural

Livramento sedia etapa do Campeonato Nacional de Paleteada

O Núcleo Santanense de Criadores de Cavalos Crioulos está promovendo a competição que é uma classificatória para a semifinal, que acontecerá na cidade de Rio Grande, no final do mês.

Uma programação especial está sendo programada pelo Núcleo Santanense de Criadores de Cavalos Crioulos para este sábado (8), quando acontecerá uma classificatória do Campeonato Nacional de Paleteada, no município. São aguardas pelo menos 50 duplas que irão disputar uma vaga para a semifinal da competição que será realizada ainda neste mês de abril, na cidade de Rio Grande. A programação para o evento terá início às 8 horas da manhã com a apresentação das duplas e em seguida a largada do primeiro box .
O campeonato ainda possui duas categorias: força A e força B que serão julgadas pelo avaliadores Rafael Mota e Diego Urquissa. A etapa da competição irá distribuir mais de 10 mil reais em prêmios.

Prova de Campo ou Paleteada:

A paleteada é uma das provas dentro da disputa do tão sonhado freio de ouro, competição máxima envolvendo exclusivamente os cavalos da raça crioula. Ela é a última e decisiva etapa do primeiro momento do Freio de Ouro. Observa-se aqui, mais uma vez, a aptidão vaqueira, a velocidade, a força e a total submissão do cavalo ao cavaleiro. As duplas perseguem um novilho por uma raia de 110 metros de comprimento por 50 metros de largura, com marcações de fardos de feno aos 30 metros, 80 metros e 110 metros. Nos primeiros 30 metros, os ginetes deixam o novilho correr. Entre os 30 metros e os 80 metros, o novilho deve ser “prensado” entre as “paletas” dos dois cavalos, daí a expressão paleteada. Após a ultrapassagem do marco de 80 metros e antes do final da raia, os ginetes adiantam os cavalos em relação ao novilho, cortando-lhe a frente, para que o animal retorne. Na volta, a paleteada se repete, para que o novilho seja reconduzido à mangueira. A pontuação vai de zero a 15 pontos durante as provas .

Por: redacao@jornalaplateia.com - 07/04/2017 às 9:09

 

Deixe seu comentário