Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Na média da aventura

Pesquisar

 

Jornal da Semana

MOTOMUNDO

Na média da aventura

Kawasaki Versys-X 300 tem proposta off-road e grandes chances de chegar ao Brasil em breve

O mercado de duas rodas pode até seguir em má fase no Brasil. Mas tem crescido no cenário global e com atenção especial aos modelos de média cilindrada. Primeiro, porque aposta em clientes que estão começando no universo das motos. Mas também porque se situam entre os modelos de baixa e os de alta cilindrada, o que pode fazer com que clientes de qualquer um dos dois lados possam se sentir tentados a experimentar. A Kawasaki lançou no último Salão de Milão a Versys-X 300, uma aventureira que usa o mesmo motor da esportiva Ninja 300 e da naked Z300, ambas já encontradas no mercado nacional. E, por isso, já é grande a expectativa de que a marca japonesa promova o lançamento do modelo no Brasil em breve, embora ainda não haja uma confirmação oficial.
Trata-se de um propulsor de dois cilindros e 296 cc, com refrigeração líquida. No modelo, no entanto, ao contrário do que acontece na Z300 e na Ninja 300, o motor passou por algumas alterações que priorizam o funcionamento em baixos e médios giros, favorecendo sua proposta off-road. A potência segue em 39 cv, mas aparece em 11.500 rpm – na Z300, é em 11 mil giros – e o torque máximo é de 2,6 kgfm em 10 mil rpm, 0,2 kgfm a menos que na Z300. De acordo com a fabricante nipônica, essas mudanças deixaram o trem de força mais eficiente, garantindo autonomia de cerca de 400 quilômetros com seu tanque cheio, capaz de armazenar 17 litros de gasolina. A transmissão é de seis velocidades.
As semelhanças com as outras motocicletas de 300 cc da Kawasaki acabam aí. Chassi e suspensões precisaram ser feitos especialmente para a proposta aventureira do modelo, assim como seu visual. Na frente, a Versys-X 300 usa suspensão telescópica de 41 mm, enquanto atrás o sistema é composto por link inferior Uni-Trak, com amortecedor a gás e ajuste de pré-carga. Já os freios trazem disco de 290 mm na dianteira e disco de 220 mm, com pinça de duplo êmbolo nos dois eixos.
O quadro é feito em aço de alta resistência e as rodas têm 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás. São 2,17 metros de comprimento, com 86 cm de largura e 1,39 m de altura. A distância ao solo é de 18 cm e o assento tem altura de 84,5 cm. Já o peso, em ordem de marcha, é de 168 kg – 170 kg quando com ABS opcional. Entre os acessórios, ficam disponíveis protetores de mãos, malas laterais, protetor de motor e faróis de neblina, entre outros equipamentos. O painel de instrumentos tem um tacômetro analógico central, ladeado por um indicador de mudança de marchas e tela LCD multifunções.
A Kawasaki Versys-X 300 pode ter cor verde ou cinza e seu preço nos Estados Unidos é de US$ 5.400 sem ABS e US$ 5.700 com ABS, ou seja, cerca de R$ 16.680 e R$ 17.600, respectivamente. Uma Ninja 300 sem ABS custa US$ 5 mil lá, próximo a R$ 15.445. Aqui, o mesmo modelo parte de R$ 19.990. Caso a Kawasaki traga mesmo a Versys-X 300 para o Brasil, o mais provável é que a marca cobre algo em torno dos R$ 22 mil pelo modelo, se seguir a mesma lógica utilizada no mercado estadunidense.

Por: MÁRCIO MAIO - AUTO PRESS - 27/03/2017 às 10:06

 

Deixe seu comentário

Outras Notícias

+ Notícias
Pesquisar