Geral

Desenvolvimento do turismo é tema de reunião

Executivo esteve com representantes de Rivera e do empresariado local para planejar ações na Fronteira

Na manhã de ontem (10), o prefeito municipal Ico Charopen e a vice-prefeita Mari Machado estiveram reunidos com representantes do turismo da Intendência de Rivera e da Comissão Binacional para o Desenvolvimento do Turismo na Fronteira, da qual fazem parte lideranças empresariais locais, para discutir os rumos do turismo nos dois países. A meta é, a longo prazo, elevar a região, hoje segundo destino turístico do Rio Grande do Sul, para um possível primeiro lugar com a ajuda do setor privado.

Na ocasião, também foram apresentados ao grupo a secretária de Turismo, Luciana Conca, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Calico Grisolia. Para Luciana, com o encontro foi possível verificar que a secretaria irá receber todo o apoio do empresariado no desenvolvimento do turismo no município. “Agora vamos montar um planejamento estratégico conjunto. O nosso governo já se posicionou favorável que devemos avançar em aspectos como o embelezamento da cidade, iluminação e sinalização turística. É uma série de melhorias que já estão acontecendo e vão fazer com que o turista venha para o município e a população entenda a importância que tem. O turismo acontece se estivermos organizados e as coisas sejam favoráveis aos nossos santanenses”, afirmou.

Ela ainda ressaltou como positiva a presença do diretor de Turismo de Rivera, Carlos Martorell. Este exaltou como fundamental a união entre o público e o privado e a relação a nível binacional. “Esse é um exemplo de que quando se quer podemos fazer as coisas. Foi um dia muito proveitoso no que se refere a unificar o trabalho, já que o objetivo, pelas próprias palavras do prefeito, é o turismo em Livramento estar muito alinhado com Rivera”, destacou.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Calico Grisolia, disse que vê com muito entusiasmo e motivação o fato de pessoas das duas cidades, especificamente do trade turístico, se reunirem a fim de buscar e promover o desenvolvimento. “É uma vocação natural da nossa fronteira. Apesar das dificuldades que o município vive, está posto o desafio e sabemos que requer muito trabalho, união, criatividade e pró-atividade. Agora devemos fortalecer mais grupos a moldes desse, que objetiva o bem estar de toda uma região e comunidade”, afirmou. Calico ressaltou ser motivador ter duas turismólogas na pasta do Turismo e que as duas secretarias precisam estar juntas.
w

Compromisso com o turismo

Ico Charopen frisou que, a partir de um trabalho integrado na fronteira, a cidade poderá fomentar ações para profissionalizar o turismo como fator de emprego e renda. “Hoje nós somos o segundo destino do estado e, por isso, precisamos ter mais produtos turísticos e com esse grupo qualificado temos tudo para começar um novo tempo”. O prefeito lembrou as dificuldades financeiras pelas quais o município passa, mas afirmou que isso não será um motivo para impedir o trabalho. Ele ainda ressaltou a presença do empresariado santanense e da comunidade que, segundo ele, estão atendendo ao chamado do Executivo.

A parceria e o compromisso com o setor turístico já está gerando frutos, de acordo com a vice-prefeita Mari Machado. Um deles é a recuperação das praças públicas, através do programa Viva a Praça, que iniciou com a limpeza e revitalização da Praça General Osório. “No primeiro dia depois de assumir fizemos uma visita a esse grupo e ali mesmo afirmamos que teríamos uma gestão no turismo profissionalizada e é isso que estamos buscando fazer. O fundamental é arrumar a cidade para nós e para esperar o visitante. É importante que a comunidade esteja nos ajudando e estamos solicitando essa ajuda, porque precisamos do apoio de todos”, disse.

 

Por: Daniela Huberty - daniela@jornalaplateia.com - 11/01/2017 às 9:20

 

Deixe seu comentário