Alexandre Xavier é Professor do Curso de Direito e Advogado, possui Doutorado em Direito pela Universidade de León/Espanha, é Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Córdoba, UCC. Possui experiência em Gestão Acadêmica Universitária, tendo sido Diretor do Instituto de Ciências Sociais e Humanas na Universidade Federal de Mato Grosso de 2013 a 2016, e em 2017 ocupou o cargo de Coordenador Acadêmico do Campus de Sant’Ana do Livramento. Atualmente exerce o cargo de Diretor do campus, juntamente com o Coordenador Acadêmico, o professor Fernando Meinero e o Coordenador Administrativo João Timóteo de los Santos.
O mandato dos novos dirigentes será até 2024.
A criação da Universidade Federal do Pampa é marcada por intencionalidades, dentre essas o direito à educação superior pública e gratuita por parte dos grupos que historicamente estiveram à margem deste nível de ensino. Sua instalação em região geográfica marcada por baixos índices de desenvolvimento edifica a concepção de que o conhecimento produzido neste tipo de instituição é potencializador de novas perspectivas. “O papel da universidade é refletir sobre o desenvolvimento regional, e neste sentido, é necessário pensar sobre o papel que a Universidade pública, gratuita e de qualidade exerce em relação à sociedade. Devemos colocar como prioridade as políticas públicas que o Brasil tem desenvolvido para minimizar as disparidades sociais e regionais, que nos acompanham há muitos anos. Para nós é um grande desafio assumir a gestão do campus de Sant’Ana do Livramento neste momento de pandemia e de oferta de ensino Remoto Emergencial (AEREs), assumimos a gestão com a intenção de continuar o excelente trabalho que estava sendo realizado pelo anterior Diretor Rafael e pelo administrador Jeferson Ferron, aprimorando os projetos de desenvolvimento e consolidação dos cursos de graduação, pós-graduação e a continuidade no empenho na conclusão das obras do nosso campus”, explica.
“Temos como objetivos nestes próximos 4 anos: aprimorar uma política de internacionalização do campus, avançar na parceria do Campus com o IFSUL, UERGS, UTU,UDELAR, UTEC e demais instituições públicas de ensino técnico e superior da Fronteira; apoiar à implementação dos acordos de cooperação em vigor com instituições estrangeiras e fomento à proposição de novos acordos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação; fomentar projetos e parcerias com organizações internacionais; fomentar a discussão junto à comunidade interna do Campus, à gestão superior da UNIPAMPA e às instituições parceiras, sobre o aperfeiçoamento de políticas como o ingresso de fronteiriços e a possibilidade de construção, no Campus Livramento, de novas políticas de internacionalização, como a dupla certificação e cursos binacionais/interinstitucionais de graduação ou pós-graduação”. continua o novo Diretor.
“Atualmente, nossa comunidade acadêmica é formada por 1.384 pessoas, sendo 1267 alunos matriculados, sendo 1127 nos cursos presenciais de graduação, 111 na graduação a distância e 29 no programa de mestrado. São 66 professores de diversas formações (administração, ciências econômicas, ciências sociais e política, contabilidade, direito, história, matemática, relações internacionais entre outras). A maioria doutores e pós-doutores em suas áreas, 32 técnicos administrativos em educação, que atuam como administradores, assistentes em administração, assistentes sociais, bibliotecários, intérpretes de libras, pedagogo, secretários executivos, técnicos em assuntos educacionais e em contabilidade, técnicos e analista de TI e 19 funcionários de empresas terceirizadas, que prestam serviços de limpeza, motorista, manutenção predial, portaria e vigilância. Em quase 15 de anos de Unipampa em Sant’Ana do Livramento já formamos o total de 1.247 alunos na graduação e na Pós-Graduação”, detalha Alexandre:
– Bacharéis em Administração: 521
-Bacharéis em Ciências Econômicas: 73
-Bacharéis em Direito: 14
-Bacharéis em Relações Internacionais: 173
-Tecnólogos em Gestão Pública: 203
-Especialistas em Desenvolvimento de Regiões de Fronteira: 28
-Especialistas em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas: 12
-Especialistas em Gestão Pública: 24
-Especialistas em Gestão Pública Municipal (EAD): 178
-Especialistas em Relações Internacionais Contemporâneas: 14
-Mestrado em Administração: 31
Dois Veículos fazendo “racha” na Avenida João Goulart provocam grande acidente com danos materiais
Na madrugada deste sábado, 23 de novembro, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida João Goulart por volta da 1h30. Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, o acidente teria sido causado por conta de um “racha” envolvendo um veículo VW Gol cinza e um veículo Peugeot