O evento aconteceu na localidade do Cerro do Raio. Participaram produtores de melancia de várias localidades do município e de Rivera/Uruguai
O escritório local da EMATER, com apoio da SMAPA-Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento, promoveu uma manhã de campo sobre o Cultivo da Melancia, com enfoque no manejo conservacionista do solo e do uso de insumos alternativos para nutrição das plantas e controle de pragas e doenças. Os responsáveis pela atividade foram os Engenheiros Agrônomos Luís Fernando Fabrício, da EMATER, e Roberto Machado Braz, pela Secretaria de Agricultura.
A atividade foi realizada na lavoura do produtor Solis Mendilarzu, localizada na região do Cerro do Raio. Participaram produtores de melancia de várias localidades do município e de Rivera/Uruguai, o que viabilizou a troca de experiência sobre os diferentes sistemas de cultivo utilizados em ambos os países. Além dos produtores, também participaram da atividade o Secretário de Agricultura Milton Villagran, a Engenheira Agrônoma e Professora Biane Castro e a acadêmica do curso de Agronomia Bruna, ambas representando a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS e o Eng. Agrônomo Leonardo Alonso, também da EMATER.
O objetivo principal do evento foi a transferência de informações diretamente aos produtores, sobre o uso de tecnologias para o manejo do solo e da cultura em si. Entre os temas abordados destacou-se a importância da aplicação de práticas conservacionistas do solo quando do seu preparo para a implantação do cultivo da melancia, além da necessidade de um aporte maior no uso de adubação orgânica com resíduos de origem animal (estercos), insumo que ainda é usado em pequenos volumes pela maioria dos produtores.
Para formação da lavoura foram utilizadas duas variedades de melancia, e durante a reunião foi possível observar o comportamento do desenvolvimento de cada uma, bem como os aspectos positivos e negativos. Após o término da atividade de campo, os presentes reuniram-se em uma sombra e degustaram algumas melancias oferecidas pelo Sr. Solis. Com o uso de um aparelho denominado refratômetro (mede o teor de açúcares) foi possível determinar o teor presente na polpa das frutas disponibilizadas para degustação, os resultados demonstrando que as mesmas possuíam valores elevados indicando a presença de frutas prontas para a colheita.
A melancia é uma fruta muito cultivada no município de Sant’Ana do Livramento, presente na maioria das pequenas propriedades, mas, também com registro de cultivos em áreas maiores, acimas de 10 hectares. A qualidade da fruta é garantida graças aos potenciais de clima e solo ocorrentes na região.
Matias Moura | [email protected]