Os vereadores integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Técnica Agrícola criada na Câmara Municipal de Livramento realizaram no dia 29 de maio uma visita técnica à área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO, a antiga Estação Experimental, localizada na região da Mangueira Colorada, que está sendo indicada para sediar a futura escola técnica no município.
Participaram da visita o presidente da Frente Parlamentar, Leandro Ferreira, e os membros Evandro Gutebier, Carlos Nilo Pintos e Lidio Mendes – MELADO, além do presidente do Poder Legislativo, Maurício “Galo” Del Fabro, assessores dos vereadores Antônio Zenoir e Marco Monteiro, representantes da Secretaria Municipal de Educação e ainda o assessor do deputado Giovani Cherini – presidente da Frente Parlamentar da Assembléia Legislativa pela Criação de Escolas Técnicas – que integra também a Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul, José Honório Coelho Flores.
Também integraram o grupo durante a visita professores do campus da Uergs em Livramento. O local já sedia, em um espaço de 28,9 hectares, o campus rural da universidade, com a realização de atividades do curso de agronomia, e a instalação naquele local da futura Escola Técnica Agrícola acrescentaria ainda melhores condições de formação continuada de níveis técnico e a acadêmico.
O grupo foi recepcionado no local pelo funcionário Felipe Flores, da Secretaria de Agricultura do Estado, e pelo professor de Física da Uergs, Marcos Torres.
Os vereadores destacaram principalmente o sentimento de unidade que está caracterizando o desenvolvimento do trabalho da Frente Parlamentar. “Acima de partidos, acima dos interesses e opiniões de viés ideológicos, estamos trabalhando em uníssono para garantir a viabilidade desse projeto”, destaca o vereador Leandro Ferreira.
O grupo definiu ainda detalhes para o trabalho de mobilização comunitária buscando uma grande participação na Audiência Pública para discutir a criação da Escola Técnica Agrícola em Livramento. O encontro será realizado no próximo dia 28 de junho e poderá, inclusive, ter como local a própria sede da FEPAGRO no município, como forma de oportunizar aos participantes conhecer de perto a área proposta para receber a instalação da Escola Técnica. A definição deverá ser amplamente divulgada oportunamente, segundo os membros da Frente Parlamentar.’