dom, 30 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Uergs tem mais de 300 vagas disponibilizadas para ingresso com boletim do Enem

As inscrições estarão abertas até o dia 1º de março – Foto: Divulgação

 

Os interessados em ingressar em um curso de graduação da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) e que não participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão concorrer a uma das 314 vagas disponibilizadas pela universidade por meio do processo seletivo para provimento dos lugares remanescentes do Sisu 2019/1. As inscrições estarão abertas até o dia 1º de março.

As vagas são para cursos ofertados nas unidades em Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encantado, Erechim, Frederico Westphalen, Montenegro, Osório, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Francisco de Paula, Soledade, Tapes, Três Passos e Vacaria.

Para participar do processo de seleção, o candidato deverá entregar, além dos demais documentos exigidos para pré-matrícula, os boletins de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018, 2017, 2016 ou 2015. Será classificado quem tiver atingido no mínimo 200 pontos nas provas objetivas e 300 pontos na redação. Além disso, cada prova terá um peso específico, de acordo com o curso ofertado, obedecendo uma tabela de classificação.

Metade das vagas são reservadas para candidatos economicamente hipossuficientes, negros e índios (de acordo com a população no estado) e 10% para pessoas com deficiência.

Postado por Matias Moura

Inteligências múltiplas: humana, inata e artificial

Por: Abdon Barretto Filho (*ABF) A inteligência humana é uma das mais complexas manifestações da natureza. Caracteriza-se pela capacidade de raciocínio, aprendizagem, adaptação e criação de soluções inovadoras. Esta inteligência está profundamente ligada ao cérebro humano, mas também ao funcionamento integrado de todo o corpo, incluindo processos inconscientes que ocorrem a nível celular. Por exemplo, as células do sistema imunitário

Defesa de Bolsonaro Pode Chamar Hamilton Mourão Como Testemunha em Julgamento

Defesa de Bolsonaro poderá arrolar Hamilton Mourão como testemunha de defesa, na audiência do julgamento do processo da suposta tentativa de golpe de Estado, da qual Bolsonaro virou réu. Deverão questionar o motivo de seu vice-presidente não ter sido investigado nesse processo, ocasião que apresentarão evidências de sua conspiração com autoridades do governo “Biden” para prejudicar Bolsonaro. Fonte: Joaquim Ribeiro,