dom, 30 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Abertura de novos cursos marca aniversário de 17 anos da Uergs

Em Livramento está situado o 18º campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) celebra 17 anos, nesta terça-feira (10), com a abertura de novos cursos de especialização e para o mestrado profissional em Ambiente e Sustentabilidade. Neste ano, a comunidade acadêmica vai escolher em agosto a terceira gestão eleita da universidade para um mandato de quatro anos (até 2010, os reitores eram indicados pelo governador).

A instituição se prepara para ampliar a oferta de mestrados e já enviou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, cinco projetos de qualificações que devem ser aprovados até outubro. Hoje, a Uergs oferta os cursos de mestrado profissional em Educação, na unidade em Osório, e em Ambiente e Sustentabilidade, na unidade em São Francisco de Paula, que recebe inscrições em agosto.

O processo eleitoral da Uergs terá três chapas disputando a Reitoria, com posse em novembro. Recentemente, a instituição recebeu novos técnicos em laboratório e professores – do concurso de 2014 – e está realizando concurso para professor auxiliar na área de Libras.

Inteligências múltiplas: humana, inata e artificial

Por: Abdon Barretto Filho (*ABF) A inteligência humana é uma das mais complexas manifestações da natureza. Caracteriza-se pela capacidade de raciocínio, aprendizagem, adaptação e criação de soluções inovadoras. Esta inteligência está profundamente ligada ao cérebro humano, mas também ao funcionamento integrado de todo o corpo, incluindo processos inconscientes que ocorrem a nível celular. Por exemplo, as células do sistema imunitário

Defesa de Bolsonaro Pode Chamar Hamilton Mourão Como Testemunha em Julgamento

Defesa de Bolsonaro poderá arrolar Hamilton Mourão como testemunha de defesa, na audiência do julgamento do processo da suposta tentativa de golpe de Estado, da qual Bolsonaro virou réu. Deverão questionar o motivo de seu vice-presidente não ter sido investigado nesse processo, ocasião que apresentarão evidências de sua conspiração com autoridades do governo “Biden” para prejudicar Bolsonaro. Fonte: Joaquim Ribeiro,